São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Auditoria não acaba com as fraudes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cancelou 735 mil benefícios e suspendeu o pagamento de mais 494 mil entre janeiro de 1993 e fevereiro deste ano.
A revisão de benefícios e as auditorias reduziram, mas não acabaram com as fraudes na concessão de aposentadorias e pensões. O fato é reconhecido pelo ministro da Previdência Social, Sérgio Cutolo.
O principal problema hoje, segundo Cutolo, é a comprovação do tempo de trabalho rural. A legislação exige apenas um documento do sindicato ou proprietário rural informando o tempo de trabalho no campo e que precisa ser homologado pelo Ministério Público.
O Ministério Público exige duas testemunhas. Por isso, segundo os técnicos, é fácil falsificar documentos sobre o tempo de trabalho.
A revisão na área rural foi concluída em 1993 e foram cancelados 294 mil benefícios. A revisão dos benefícios por invalidez cancelou mais 87 mil benefícios. Outros 134 mil foram cancelados na revisão do auxílio-doença.
Na área urbana, a revisão realizada em 1993 suspendeu o pagamento de 494 mil benefícios.
Se levarmos em conta que o benefício médio hoje é de US$ 131 e foram suspensos ou cancelados 1,2 milhão de benefícios, a economia mensal da Previdência pode ser estimada em US$ 161 milhões.

Texto Anterior: SÍNTESE
Próximo Texto: Inativo leva 43% do gasto com pessoal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.