São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PROBLEMA; SOLUÇÕES

O PROBLEMA
O sistema de saúde no Brasil apresenta uma série de distorções. Tradicionalmente, tem enfatizado a medicina baseada no atendimento em hospitais, muito mais caro do que o atendimento primário. O clínico geral sempre foi pouco valorizado e o sistema não estimula sua formação. A saúde no país está mal distribuída, tanto em número de leitos quanto em número de profissionais de saúde por região. A distribuição dos profissionais entre as diversas categorias também é distorcida.

SOLUÇÕES
Todos os candidatos pretendem reformar a estrutura do quadro de profissionais de saúde. Um ponto destacado por alguns é a formação de enfermeiros ou de profissionais de nível médio. As propostas dos candidatos são compatíveis com orientações feitas pela Organização Mundial da Saúde, que preconiza ênfase na prevenção e no atendimento primário.

Texto Anterior: Saúde brasileira é cara e sucateada
Próximo Texto: OS CANDIDATOS E AS DISTORÇÕES NA SAÚDE;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.