São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construção era meta republicana

DA REPORTAGEM LOCAL

A construção do Caetano de Campos era um dos pontos mais importantes do programa dos republicanos. Sua pedra fundamental foi lançada em menos de um ano após a Proclamação da República, relata a historiadora Maria Cândida Delgado Reis.
É ela quem coordena os trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados para a edição de um livro comemorativo do centenário do prédio, que será financiado pela Associação de Ex-Alunos do Caetano de Campos.
Já a história da instituição irá completar 150 anos em 1996 (veja coluna ao lado).
Um dos aspectos que influenciaram a decisão de construir o prédio na praça foi uma certa postura "anticlerical".
"O império tinha por norma construir uma igreja em cada praça. Ali onde está o prédio deveria ser construída uma delas", observa Maria Cândida.
A recuperação da memória da escola é oportuna ainda para a discussão do ensino público, diz a advogada Eliana Cáceres, 42, presidente da associação de ex-alunos.
A entidade quer pedir ao governo do Estado que o prédio torne a ser patrimônio da secretaria de Educação. Atualmente, ele pertence ao patrimônio da Secretaria de Cultura.

Texto Anterior: Aos 100 anos, Caetano de Campos abriga indigentes
Próximo Texto: Edifício foi erguido em forma de 'E'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.