São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edifício foi erguido em forma de 'E'

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem observar o prédio Caetano de Campos de um ponto aéreo perceberá que ele tem a forma da letra "E", a fachada principal com três alas posteriores, em referência à educação.
"O prédio é um símbolo do ideário positivista, procurando agradar os primeiros governos republicanos formados por militares", afirma o advogado Modesto Carvalhosa, também ex-aluno da instituição.
Carvalhosa observa ainda que a luta pela não derrubada do prédio nos anos 70, durante o regime militar, representou mais que a origem dos movimentos pela preservação dos bens históricos.
"Foi o início da luta da sociedade civil contra o autoritarismo no plano dos valores fundamentais, e não apenas políticos", diz.
Já o arquiteto Carlos Lemos diz que o prédio participa da "inteligibilidade do espaço urbano".
Ele classifica o estilo como neo-renascentista e chama a atenção para simetria da construção.
"Para quem olha de frente, tudo que está à esquerda se repete à direita. Não há um pormenor que não se repita", diz.
Lemos aponta ainda como característica típica daquele período a platibanda, mureta de alvenaria no topo das fachadas que tem a função de esconder os telhados.

Texto Anterior: Construção era meta republicana
Próximo Texto: EX-ALUNOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.