São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Quero solicitar os nomes das empresas que empregam deficientes auditivos. Trabalho como oficial de administração na Prefeitura de São Paulo mas gostaria de fazer um teste para me empregar como digitadora no período noturno ou durante a madrugada." (Ana Maria Camargo, 31, SP).

Algumas entidades que fazem contatos com empresas para conseguir a colocação para portadores de deficiência são:
Caminhando: r. Rosária Musarra, 90, Interlagos, São Paulo, SP, CEP 04775-000, tel. (011) 522-6815; e
Conselho Municipal da Pessoa Deficiente de Guarulhos (SP): r. Goiás, 42, Vila Augusta, Guarulhos, CEP 07021-150, tel. (011) 208-6347 (só atende moradores de Guarulhos).
*
"Para onde posso me dirigir para fazer testes para locução de comerciais ou documentários de TV? É necessário algum tipo de curso superior?" (Welington Carlos Ferreira, 22, bancário, São Bernardo do Campo, SP)

Responde George Hamilton Rodrigues, 24, agente administrativo do Senac Vila Nova: "O caminho para ser um locutor é fazer um curso profissionalizante, como o do Senac, que habilita o profissional a atuar em qualquer emissora de rádio e TV do país. Para fazer o curso é necessário ter 1º grau completo, idade mínima de 18 anos e fazer o teste de seleção –redação com tema liagado à área de rádio e teste de locução. O curso é diário e tem duração de três meses. O Senac Vila Nova fica na r. Dr. Vila Nova, 228, Vila Buarque, São Paulo, CEP 01222-903. O telefone para informações é (011) 256-5522."
*
"Concluí meu curso de decoração de ambientes e está sendo muito difícl conseguir um emprego nessa área pela falta de experiência. Gostaria de saber se não há outro ramo nessa área –além de lojas de móveis– e trabalho como free- lancer." (Regina Célia Silva, 25, SP)

Responde Adele Tueini, 32, vice-coordenadora de cursos da Escola Panamericana de Arte:
"O maior campo de atuação para os decoradores são, realmente, as lojas de móveis e os trabalhos como free-lancer. Outra opção são os escritórios de arquitetura. Nesse caso, é preciso ter feito algum curso profissionalizante e possuir sólidos conhecimentos em plantas e projetos residenciais e comerciais, instalações elétricas e perspectiva."
*
"Pretendo fazer administração. Peço informações sobre o mercado de trabalho para o administrador e as melhores faculdades no Estado de São Paulo." (Alexandre A. Ferreira, 15, auxiliar de almoxarifado, Limeira, SP)

Responde Jefferson Santos, 20, do departamento Comercial da Editora Abril: "O 'Guia do Estudante' é a publicação indicada para obter informações sobre carreiras. Como ele não está mais sendo vendido nas bancas, basta ligar para a Editora Abril para saber como recebê-lo pelo correio. O telefone é (011) 871-6277."
*
"Gostaria de saber qual o limite de idade para iniciar a carreira de comissária de bordo em uma companhia aérea." (Nilce Porto, secretária, Santos, SP)

Responde o comandante José Mendes, 37, da Escola de Aviação Congonhas (Eacon), de São Paulo:
"Para ser comissária de bordo há alguns requisitos básicos: altura mínima de 1m58, 2º grau completo e idade entre 18 e 28 anos."
*
"Sou assistente contábil, tenho 2º grau incompleto e, por isso, optei por um curso de contabilidade por correspondência. Gostaria de saber qual a validade desse curso para a profissão de contador e se é diferente do diploma de contador que possui CRC e assina balanço. O curso teve duração aproximada de 1.500 horas e o certificado está nos termos do artigo 24, alínea 'b' da lei nº 5.692 de 11/08/71 e do parecer nº 699/72 do Conselho Federal de Educação." (Oraci Domingues de Oliveira, 43, Pilar do Sul, SP)

Responde o advogado Domingos Donadio, 71, consultor jurídico e tributário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo:
"Somente os cursos regulares de contabilidade, que exigem a frequência do aluno, habilitam o profissional para atuar na área. Os cursos por correspondência não são válidos para esse fim."

Texto Anterior: Dados sobre carreira devem ser priorizados pelo recém-formado
Próximo Texto: Deficiente prova potencial para trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.