São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOIS SERTÕES

Leia e compare nos trechos abaixo as descrições do sertão de Euclides da Cunha (1866-1909, "Os Sertões", 1902) e Guimarães Rosa (1908-1967, "Grande Sertão: Veredas", 1956)

Sobre "ipueiras":
1.
"(...) as copas virentes dos ouricurizeiros circuitam –parêntesis breves abertos na aridez geral– as bordas das ipueiras. Estas lagoas mortas, segundo a bela etimologia indígena, demarcam obrigatória escala ao caminhante." ("Os Sertões")
2.
"Ao tanto, levamos os lotes de burros para esconder no Capão dos Ossos, onde tem carrascais e caminhos de caatinga pobre, com lagoas secando: as ipueiras verdolengas." ("Grande Sertão: Veredas")

Sobre os "gerais":
1.
"Nada mais dos belos efeitos das denudações lentas, no remodelar os pendores, no desapertar os horizontes e no desatar –amplíssimos– os gerais pelo teso das cordilheiras, dando aos quadros naturais a encantadora grandeza de perspectivas em que o céu e a terra se fundem em difusão longínqua e surpreendedora de cores..." ("Os Sertões")
2. "Nos gerais. Ah, buriti cresce e merece é nos gerais!
(...) Os campos-gerais ali também tem. Tombadores. Arre, os tremedais; já viu algum? O chão deles consiste duro enxuto, normal que engana; quem não sabe o resto, vem, pisa, vai avançando tropa com cavalos, cavalama. Seja sem espera, quando já estão meio no meio, aquilo sucrepa: pega a se abalar, ronca, treme escapulindo, feito gema de ovo na frigideira. Ei! Porque, debaixo da crosta seca, rebole ocultado um semifundo, de brejão engulidor..." ("Grande Sertão: Veredas")

No trecho abaixo, Guimarães Rosa descreve as veredas do sertão.

"Que nem, dos brejos dos Gerais, sai uma vereda para o nascente e outra para o poente, riachinhos que se apartam de vez, mas correndo, claramente, na sombra de seus buritizais..."

Texto Anterior: Dois guardiães de Canudos
Próximo Texto: O circo e a solidez do pão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.