São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade de estudos recebe críticas

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

A qualidade dos trabalhos científicos produzidos no Brasil foi questionada por diversos participantes da reunião da SBPC.
"Há muito dinheiro sendo jogado fora em pesquisas de baixa qualidade, umas besteiras", afirmou o senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ), 71, responsável pela implantação da Universidade de Brasília.
O presidente da SBPC, Aziz Ab'Sáber, 69, disse concordar com Ribeiro }em termos genéricos. Disse, porém, haver necessidade de se atuar }de forma mais suave nesta crítica.
O ex-presidente da SBPC Ennio Candotti estima que é inferior a 50% o percentual de aplicação eficaz dos recursos destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico no país.
"É preciso abrir mão da estabilidade no emprego, criar critérios rigorosos de avaliação, selecionar melhor os trabalhos que serão desenvolvidos", disse Candotti.
A ex-reitora da Universidade Federal da Bahia Eliane Azevedo apontou um outro problema: a pouca identificação entre o projeto do professor e os eventuais objetivos do departamento a que ele está vinculado.
"As instituições estão sendo levadas pelo imediatismo. Os departamentos devem saber o que querem", afirmou.
O ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, discorda das críticas. Para ele, o Ministério tem "indicações da qualidade da pesquisa brasileira no plano internacional". Esta avaliação, segundo ele, revela uma melhoria na produção nacional.
Ele disse, porém, concordar com necessidade de uma maior atenção à organização da pesquisa, principalmente nas universidades.

Texto Anterior: 47% dos pesquisadores do Brasil não publicam
Próximo Texto: Cientistas estudam maconha e heroína
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.