São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quais os movimentos da Lua?

Marina Haidê P. Cavalli, 13, estudante, Campo Largo (PR)

Roberto Boczko, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde:
O mais facilmente perceptível movimento da Lua é aquele que ela faz em torno da Terra, chamado de movimento orbital.
O período desse movimento é de cerca de 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 11 segundos.
O movimento orbital da Lua em torno da Terra se dá num plano que não coincide com o plano orbital da Terra em torno do Sol, mas sim num plano inclinado em relação a ele.
A combinação do movimento orbital da Lua em torno da Terra e do movimento da Terra em torno do Sol resulta em um movimento que se aproxima daquele conhecido como epiciclo.
Como a Lua sempre mostra a mesma face para a Terra, costuma-se dizer erroneamente que a Lua não possui movimento de rotação em torno de seu eixo polar.
Isso não é verdade, pois ela parece não girar quando vista da Terra, mas, com relação às estrelas e ao próprio Sol, ela gira em torno de seu eixo.
Como sempre nos mostra a mesma face, isso significa que o movimento de rotação tem o mesmo período que o movimento orbital. Diz-se que a rotação e o movimento orbital são síncronos.
Um outro movimento, bastante pequeno, da Lua é aquele que corresponde a uma espécie de oscilação que a Lua faz em torno de seu eixo, conhecido como movimento de libração.

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Cientistas estudam maconha e heroína
Próximo Texto: Tecnologia contra a barba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.