São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlas da Folha; Injustiças de ontem e hoje; Foto tendenciosa? Alcoolismo na PM; Lula fora do ar; Debate da CNBB; De consórcios e arapucas; FHC e Severo Gomes; Adeus Mussum; Adeus do torcedor; Presentes para a seleção

DE CONSÓRCIOS E ARAPUCAS

Atlas da Folha
"Parabéns pela iniciativa da publicação do Atlas Geográfico Mundial."
Jefferson C. Simões, coordenador do Programa de Glaciologia do Programa Antártico Brasileiro (Porto Alegre, RS)

Injustiças de ontem e hoje
"Parabéns a Sérgio Augusto por relembrar a importância de José Mauro de Vasconcelos. Pena que o articulista não consiga olhar o presente com a mesma lucidez com que olha o passado; o resultado é que termina por cometer as mesmas injustiças que ele condena nos críticos de José Mauro."
Paulo Coelho, escritor (Rio de Janeiro, RJ)

Foto tendenciosa?
"É lamentável a atitude da Folha na escolha da foto do deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP) para ilustrar a matéria 'PT quer Mercadante para o lugar de vice', edição de 27/07. Qualquer aprendiz de jornalismo sabe que, ao escolher uma foto (reproduzida acima) em que alguém está piscando, o jornal está tomando partido contra essa pessoa. A Folha, aliás, está tomando partido contra a campanha de Lula, ao publicar quase que exclusivamente notícias negativas sobre o candidato, enquanto o candidato do PSDB/PFL/PTB tem tratamento oposto."
Sérgio Canova, da assessoria de imprensa do deputado federal Aloizio Mercadante (São Paulo, SP)

Alcoolismo na PM
"A matéria publicada em 11/07 acerca do problema do alcoolismo no seio da Polícia Militar merece análise sob outra ótica. Nada obstante o cunho terapêutico que tenha se mostrado dar-se ao policial doente do álcool, a realidade militar é outra. Trata-se de crime, previsto no artigo 202 do Código Penal Militar, punível com até dois anos de prisão. Não hesitam os oficiais comandantes ao encaminhar inúmeros inquéritos de prisão em flagrante destes policiais alcoólicos sem que nenhuma atenção diferenciada queira-se a estes dispensar. Ao revés, tratam a embriaguez como crime militar grave, passível de prisão em flagrante e com resposta hostil ao Ministério Público quando arquiva e pede a absolvição por episódios desta natureza. Estranho que se venha falar em benignidade e tratamento clínico e psicológico, quando o que se vê é a prisão, o recolhimento ao cárcere e o tratamento indigno à este tipo de doente. Não são reformados, na condição reconhecida de ébrios contumazes, e sim deslocados para serviços de faxina em quartéis ou funções em que não são reciclados."
Marco Antônio Ferreira Lima, promotor de Justiça Militar (São Paulo, SP)

Lula fora do ar
"Gostaria de parabenizar Clóvis Rossi por seu desempenho no programa 'Roda Viva' (TV Cultura) –série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. Seus posicionamentos e questões me ajudaram muito a formar opinião sobre os candidatos ali sabatinados. Infelizmente, a população do Estado de Pernambuco, na sexta-feira última, teve que se contentar apenas com a entrevista do sr. Enéas Carneiro. Ocorreu que, sem nenhuma comunicação prévia da TV Pernambuco, de propriedade do Estado, o programa foi interrompido antes que tivesse início o debate com o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva."
Maria da Conceição Lima Alves (Olinda, PE)

Debate da CNBB
"Mais do que a opinião dos presidenciáveis, o encontro da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) evidenciou as preocupações e a realidade dos grupos majoritários e marginalizados deste país. Tomara que, em futuros encontros, seja obrigatória a participação destes (e de outros setores) da nossa sociedade."
Bernadette Siqueira Abrão (São Paulo, SP)

"As campanhas políticas no Brasil sempre se caracterizaram pelo extremo baixo nível, por acusações levianas e pobreza nas propostas e programas. Assim sendo, o debate promovido pela Rede Bandeirantes, em parceria com a CNBB, deveria servir de modelo."
René Marcio Ruschel (Umuarama, PR)

"Foi anunciada a quebra do Consórcio Caravelo, chamada eufemisticamente de liquidação extrajudicial. Isto é a pior desgraça que pode acontecer com um dos grupos de consumidores mais sofridos, que são os consorciados. Infelizmente, é preciso alertar que não existe nenhum fundo para cobrir as perdas dos consorciados nestes casos e nem estas liquidações deixam algum dinheiro para reparação dos danos aos consorciados. Os heróis que conseguiram aguentar os preços abusivos até a última prestação perdem tudo agora. A única saída é tentar obter a condenação do Banco Central ao pagamento das perdas, já que é o culpado por falta de fiscalização dessas arapucas."
Josué Rios, diretor jurídico do Instituto de Defesa do Consumidor (São Paulo, SP)

FHC e Severo Gomes
"Vamos respeitar a memória dos mortos. Fernando Henrique Cardoso dizer, na semana passada, no programa 'Roda Viva' (TV Cultura), que Severo Gomes assinou sua cassação em 1969 é uma inverdade que nos constrange. E ninguém ali para contradizê-lo, dando foros de verdade a essa invenção. Acompanharemos, de longe, a carreira de FHC, fazendo votos para que declarações desse tipo sobre Severo Gomes não se repitam."
Fernando Millan (São Paulo, SP)

Adeus, Mussum
"Lamento o passamento do humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum dos Trapalhões, um dos criadores do projeto Criança Esperança. Fará muita falta em nossos lares por toda a alegria que já proporcionou."
José Maria Eymael, deputado federal pelo PP-SP (São Paulo, SP)

Prazer do torcedor
"Não concordo com a assertiva do cronista Alberto Helena Jr. no artigo de 20/07. Afirma ele, ao final, que o torcedor só quer ter o prazer de gritar 'gol'. Não é verdade, ou, ao menos, não é a verdade total. O torcedor quer é gritar 'somos campeões'. Seria bom que o cronista observasse a matéria da página seguinte: os melhores das Copas. Ali estão relacionados os artilheiros de todas as Copas e, da lista, somente Kempes (Argentina) e Paolo Rossi (Itália) pertenceram ao país vencedor da Copa do Mundo. O gol é ótimo, mas ser campeão (de qualquer jeito) é muito melhor! Não na vida, mas nos esportes os fins justificam os meios. Salve a seleção do Parreira!"
Antonio Henrique Cocenza (Piracicaba, SP)

Presentes para a seleção
"Gostaria de cumprimentar a Fundação Selma e Giovanni Comunicações pela excelente publicidade comentada na página 4-4 de Esporte da edição de sexta-feira. Nota zero para o Fleury que deu ouro do Banespa e para Maluf e seus 'golzinhos'. Esse país, juro, merece coisa melhor que isso!"
Jurcy Querido Moreira (Guaratinguetá, SP)

Texto Anterior: Cardoso e o nascimento do Brasil
Próximo Texto: Governo de reformas e as duas inclusões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.