São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe cria robô que se reproduz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Robôs podem ser capazes de se reproduzirem como animais e podem até evoluir por seleção natural, segundo um cientista japonês.
O pesquisador Yoshiaki Ichikawa, do Laboratório de Pesquisas em Energia da Hitachi (em Tsukuba, 80 km ao norte de Tóquio), afirmou ter inventado com sua equipe o primeiro autômato do mundo que se reproduz.
O robô, desenvolvido em quatro anos, usa chips de computador como }código genético e peças previamente montadas como células.
A criatura de metal monta uma cópia de si mesma a partir das peças espalhadas pelo chão, crescendo até duas vezes o seu tamanho, depois se divide em duas unidades idênticas independentes.
}Enquanto houver um suprimento infinito de peças, o robô pode se multiplicar exponencialmente, disse Ichikawa.
Os blocos a partir dos quais o robô monta suas cópias têm 20 cm de comprimento, 10 cm de largura e 10 cm de altura.
}Nosso maior objetivo por trás dessa invenção é desacreditar a noção popular de que as máquinas não são confiáveis porque quebram e não conseguem se regenerar, disse Ichikawa.
Segundo ele, os }códigos genéticos podem, em um futuro próximo, ser programados para gerar }mutantes aleatórios.
O }mutante que se adaptar melhor ao seu ambiente de trabalho produziria mais descendentes, garantindo desse modo uma evolução darwiniana do robô.

Texto Anterior: Alves quer acordo para obra do S. Francisco
Próximo Texto: Cientistas comprovam crença em vampiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.