São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT combate boataria

GUSTAVO KRIEGER ; EUMANO SILVA

GUSTAVO KRIEGER eEUMANO SILVA
Em São Paulo
A coordenação da campanha do candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou uma ação para combater boatos que estariam sendo espalhados pelos adversários.
Como uma das primeiras iniciativas anti-boataria, os petistas estão distribuindo cerca de dois milhões de panfletos com uma "carta aberta aos evangélicos" assinada por Lula.
O documento foi elaborado para combater a informação de que o candidato petista iria forçar a unificação de todas as igrejas evangélicas.
Os seguidores dessas religiões representam cerca de 13 milhões de eleitores.
No texto, Lula apela para a linguagem religiosa. "Gostaria de chamar a atenção para as calúnias, as mentiras, as falsidades difundidas contra a minha pessoa por maus brasileiros, joio no meio do trigo do povo de Deus", diz o documento.
O candidato do PT afirma ainda que "o diabo –ensina a Bíblia– é que é o pai da mentira, mas a verdade prevalecerá".
O boato sobre a intenção de Lula em unificar as igrejas evangélicas foi comunicado ao comitê central da campanha por dirigentes do PT em vários Estados.
A coordenação diz que ainda não sabe quem são os responsáveis pela boataria.
Gilberto Carvalho, secretário-geral, afirma que tem recebido denúncias de contra-informação, recolhidas por apoiadores de Lula em muitos Estados.
No Pará, o PT teria descoberto que pessoas estariam se infiltrando nas filas de pagamento das aposentadorias rurais, para espalhar que o presidenciável planejaria extinguir a previdência no campo, caso seja eleito.
Em Teresina (PI), os petistas afirmam ter recolhido um panfleto falso, atribuído a candidatos do partido. Neste panfleto, o PT apareceria convocando os sem-teto a ocupar a área do Jockey Club local.
Segundo Carvalho, este tipo de boato foi comum na campanha de 1989, em que Lula foi derrotado por Fernando Collor de Mello.
"Em 89 não reagimos a estes boatos e a candidatura Lula foi prejudicada. Este ano, queremos evitar prejuízos", diz Carvalho.

Texto Anterior: Lula inclui manutenção do real no programa
Próximo Texto: Justiça proíbe Mercadante na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.