São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só rejeição a Lula cresce

DA REDAÇÃO

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, é o único entre os nove concorrentes à Presidência da República por quem o eleitorado passou a reagir de maneira mais negativa ao longo do mês de julho.
Lula foi o primeiro a colocar sua candidatura na rua. É bastante conhecido do eleitorado nacional desde as eleições presidenciais passadas, quando chegou ao segundo turno.
Portanto, ele não é novidade para os eleitores. Não seria este o fator que levaria o índice de rejeição ao candidato a pular de 24% para 33% em menos de 30 dias.
Mesmo o candidato em quem o maior número de eleitores diz que jamais votaria –Leonel Brizola (PDT), com 36%- viu seu índice de rejeição cair cinco pontos percentuais no mesmo período.
Os demais concorrentes deixaram de ser odiados, em média, por 3% dos eleitores.
O escândalo envolvendo o ex-candidato a vice de Lula, José Paulo Bisol, e a crise que paralisou a aliança comandada pelo PT durante quase um mês é a explicação mais provável para a queda do petista.
Tudo indica que Lula está pagando um preço caro pela mácula na imagem de honestidade construída pelo PT ao longo dos anos e das CPIs.

Texto Anterior: REGRAS DO JOGO ELEITORAL
Próximo Texto: Supereleição de 50 teve ameaça de golpe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.