São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor lança livro sobre comércio de órgãos humanos

Autor diz que países pobres são os grandes fornecedores

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Será lançado em setembro, na Itália, o livro "Homem e Mercadoria", do professor Volnei Garrafa, titular da cadeira de ciências da saúde da Universidade de Brasília.
O livro, lançado pela editora Baldini & Castoldi, de Milão, tem como co-autor o ex-senador e deputado italiano Giovanni Berlinguer.
Volnei Garrafa fez uma série de revelações inéditas na obra, todas referentes à doação de partes do corpo humano.
Para o banco de dados montado em São Paulo, ele vai denunciar que crianças excepcionais foram adotadas por casais estrangeiros, em Recife (PE) e Maceió (AL), para que seus órgãos fossem extirpados.
"Vamos entrar nesse assunto polêmico, que eu chamo de adoção para o desmonte de crianças."
Ele aponta como uma "tendência mundial" essa venda de partes do corpo humano.
Ele diz que ocorre o tráfico internacional de órgãos porque "há muita gente precisando deles e há pouca oferta. E quem acaba fornecendo esses órgãos são os países mais pobres".
Volnei Garrafa sustenta que o mercado negro dos órgãos "corre ao largo das entidades médicas, que até agora tratavam o assunto como uma coisa sensacionalista. Acho que devemos tomar medidas legais para apurar tudo".

Texto Anterior: SP apura venda de menor deficiente
Próximo Texto: Inquérito investiga adoções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.