São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

James Brown faz megashow no Free Jazz

DA REPORTAGEM LOCAL

O cantor, guitarrista e compositor norte-americano James Brown confirmou anteontem sua participação no 9º Free Jazz Festival. O evento acontece de 22 a 28 de outubro no teatro do hotel Nacional, no Rio, e no Palace em São Paulo.
Brown, 60, é conhecido como "o papa do soul" e mestre incontestável do funk. Tem pouco a ver com um evento jazzístico. Ainda assim, a Dueto Produções insistiu durante um mês junto à empresa de Brown, a Universal Attraction, de Nova York, para que o músico integrasse o evento.
O contrato foi assinado anteontem em Nova York. O cachê não foi revelado.
Segundo a Dueto, Brown tinha agenda cheia até 1996 e só abriu espaço para o Free Jazz porque o festival acontece no Brasil. Brown, informa a Dueto, adorou a idéia de voltar ao país e reservou uma semana para cantar no Rio e em São Paulo.
Ele chega no final de outubro acompanhado por uma equipe de 35 pessoas, entre banda, seguranças, técnicos e diretor. Promete repetir no Brasil o sucesso do megashow que lotou a casa de espetáculos Radio City Music Hall de Nova York em maio último, com ingressos de até US$ 100.
A banda do músico tem a seguinte formação: Charles Sherrell e Jerry Poindexter (teclados), Robert Thompson e Arthur Dickson (baterias), Todd Owens e Holly Farris (trompetes), Waldo Weather (sax), George Nealy (percussão), Fred Thomas, Ken Gabriel e Ronald Laster (guitarras).
Até ontem, o músico não havia feito exigências. No Rio, se hospedará no hotel Intercontinental. Em São Paulo, no Maksoud.
Brown se apresentou pela última vez no Brasil em abril de 1988 em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Desde então, tem colecionado problemas. Foi condenado em dezembro de 1988 por tentativa de homicídio.
Em setembro de 1988, ele ameaçou com arma um grupo que participava de um seminário dsobre seguros em Augusta, na Geórgia. A polícia foi chamada e Brown fugiu de caminhonete e resistiu à prisão, quase atropelando dois policiais. Cumpriu 16 meses de prisão. Atualmente, ele se dedica a trabalhos junto à comunidade.
Atrações definidas
O Free Jazz já confirmou presença dos cantores Mel Tormé, Al Jarreau e Abbey Lincoln, dos grupos de jazz rap Digable Planets, Guru e US 3, do saxofonista Joshua Redman, o baixista Marcus Miller, o trombonista J.J. Johnson e o pianista Joe Sample.
As atrações serão agrupadas por temas. Haverá a noite do jazz rap, blues, instrumental etc. Os horários, dias e a ordem dos espetáculos ainda não foram definidos.

Texto Anterior: União Jackson-Presley é o maior negócio do século
Próximo Texto: Festival traz rock de Recife a São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.