São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai tabela de reajuste para a casa própria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CEF (Caixa Econômica Federal) divulgou ontem a primeira tabela de reajustes das prestações da casa própria com os efeitos do Plano Real. A maior parte dos mutuários terá reajuste zero nas mensalidades.
Isso acontecerá nos contratos pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) que prevêem reajustes pela equivalência salarial –as prestações sobem de acordo com os reajustes salariais dos mutuários.
O Plano Real acabou com as regras de reajustes mensais dos salários pela inflação. As correções salariais passaram a ser anuais, na data-base de cada trabalhador.
Em agosto, não aumentarão as prestações cujos contratos prevêem repasse do reajuste salarial à prestação em 30 dias.
As exceções a esta regra serão os mutuários que tiveram data-base em julho. Terão prestações reajustadas em 53,89%.
Também terão prestações reajustadas em agosto os mutuários com contratos de correção anual, com data-base em junho (4.269,62%) e julho (4.830,86%).
Os contratos com repasse do reajuste salarial à prestação em 60 dias ainda terão as prestações de agosto reajustadas, pela URV de junho, ou seja, 46,6%.
Neste caso, quem teve data-base em junho terá um reajuste maior, de 51%, sobre as prestações.
A partir de setembro, só terão prestações reajustadas os mutuários que tiveram data-base nos dois meses anteriores.
Embora as prestações tenham ficado praticamente fixas com o Plano Real, o valor das dívidas dos mutuários (saldo devedor) continua subindo mensalmente pela TR.
Isto significa que as prestações passam a reduzir menos a dívida do mutuário. Ao final do contrato, restará um resíduo a ser pago.

Texto Anterior: Citibank lança título no exterior e capta US$ 60 mi
Próximo Texto: Chega ao país maior locadora do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.