São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso quer decidir sobre ação no Haiti

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O Senado dos EUA aprovou resolução que obriga o presidente Bill Clinton a pedir autorização ao Congresso para invadir o Haiti.
"O povo americano não sabe até agora por que a invasão do Haiti representa um interesse nacional para os EUA", disse o senador republicano Judd Gregg, autor da resolução aprovada ontem por unanimidade.
Para tomar a decisão, o Senado baseou-se na Constituição, que confere ao Congresso poderes para declarar uma guerra, e no "War Powers Act", que exige consulta a deputados e senadores em "atos militares de emergência".
No domingo passado, o Conselho de Segurança da ONU havia aprovado resolução dando poderes ao presidente para decidir quando e com que força invadir o Haiti.
Ela autorizava os EUA a tirar os militares golpistas do poder e recolocar na Presidência Jean-Bertrand Aristide, deposto em 1991.
O governo militar do Haiti aceitou ontem receber missão para tentar uma saída negociada para a crise. A missão foi proposta pela Venezuela e apoiada por Brasil, México, Uruguai e Argentina.

Texto Anterior: Extremistas assassinam 5 franceses na Argélia
Próximo Texto: Três pessoas morrem em protesto na Nigéria; Refugiados em Angola já são quatro milhões; Grupos fazem acordo de paz na Libéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.