São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
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Publicidade do projeto custa US$ 3,7 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao custo de US$ 3,7 milhões (10% do valor estimado para despoluir o rio Pinheiros), o governo estadual lançou este ano campanha publicitária sobre o Tietê, anunciando que promoveria redução de 50% da poluição até o fim de 94.
A primeira etapa da campanha, produzida pela agência Denison/BSB, restringiu-se a anúncios em jornais, revistas e outdoors.
Depois da Copa, a campanha ganhou novo impulso com um comercial de 45 segundos para televisão. A peça é um clipe com música em homenagem ao rio Tietê, cantada em ritmo sertanejo pela dupla Chitãozinho e Xororó.
O valor do programa de despoluição é estimado em US$ 2,6 bilhões: US$ 2,1 bilhões para o tratamento de esgotos domésticos e o restante para os de origem industrial. O programa vai até 2005.
A carga de esgotos no Alto Tietê, trecho que corta a região metropolitana, é de 1.100 toneladas ao dia (700 de origem doméstica e 400 de procedência industrial).
A despoluição de 50%, segundo o governo, será resultado do programa de controle de 1.250 empresas, a ser adotado plenamente em 95, e do tratamento de esgotos residenciais, que será reforçado com a inauguração da estação do ABC.
O governo diz que o projeto das empresas deve resolver 90% da poluição orgânica de origem industrial (350 toneladas/dia). O tratamento de esgotos residenciais deve atingir 150 toneladas/dia.
Isso daria 500 toneladas/dia, cerca de 50% da poluição orgânica diária jogada no rio Tietê.
A meta é contestada por entidades ambientalistas e empresariais que atuam na área de saneamento básico. Os construtores afirmam que há várias obras atrasadas.

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