São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT vende 'Éramos Seis' para Portugal

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT está entrando no mercado europeu. A emissora acaba de vender a novela "Éramos Seis" para a Televisão Independente (TVI), de Portugal.
O negócio se concretizou em julho, depois de dois meses de conversas. É a primeira vez que o SBT exporta uma novela. A TVI pretende lançá-la ainda este ano, provavelmente em setembro.
Com a venda de "Éramos Seis", a emissora brasileira abre espaço numa seara que a Globo domina desde os anos 70.
A TVI é a mais nova das três redes de televisão que operam em Portugal. Entrou no ar há 17 meses e possui 18 mil acionistas –entre os maiores, está a Universidade Católica.
A emissora exibe, hoje, nada menos que cinco novelas por dia, todas da Venezuela: "Dama de Rosa", "Kassandra", "Morena Clara", "Caprichos" e "Estrela".
As produções venezuelanas concorrem com as da Globo –prato principal das outras duas redes portuguesas. A RTP transmite "Fera Ferida" e "O Salvador da Pátria". A SIC oferece "Mulheres de Areia" e "Paraíso".
Na briga por telespectadores, a TVI leva a pior. Detém 18% da audiência em Portugal.
A SIC ocupa a vice-liderança, com 30%. Em funcionamento desde outubro de 92, a emissora tem como acionista majoritário Francisco Pinto Balsemão, dono de dois jornais: "A Capital" (diário) e "Expresso" (semanal).
A RTP, que pertence ao Estado, é a líder de público. Responde por 52% da audiência. É, também, a rede mais velha. Nasceu há quatro décadas. Há quase duas compra novelas da Globo.
No últimos meses, um boato vem tirando a paz da estatal. Corre pela imprensa de Lisboa que, a partir de 95, a Globo deixará de vender novelas para a RTP. Tampouco passará a oferecê-las à TVI. Somente a SIC terá acesso às produções da rede brasileira.
O motivo: Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, está entre os acionistas minoritários da SIC.
Nenhuma das partes confirma os rumores. A TVI, porém, os levou em conta quando procurou o SBT e propôs a compra de "Éramos Seis".
"O público português gosta muito das novelas brasileiras –principalmente as de época. Não têm violência nem erotismo. São adequadas à família. O SBT faz bem em produzi-las. Para Portugal, abre-se um caminho promissor", diz Antonio Monteiro Coelho, diretor de relações exteriores da TVI.
A emissora brasileira vendeu cada capítulo de "Éramos Seis" por US$ 7 mil, mesmo preço dos produtos da Globo.
No rastro da TVI, a RTP já manifestou interesse em co-produzir "As Pupilas do Senhor Reitor", próxima novela do SBT.
A trama se desenrola no século 19 e tem como ponto de partida o romance homônimo do português Júlio Dinis.
Débora Bloch, Eduardo Moscovis e Juca de Oliveira encabeçam o elenco. O SBT deverá gravar parte da novela na cidade do Porto, em Portugal.

Texto Anterior: Ator fica popular em Cuba
Próximo Texto: "Samba-Enredo" de João Almino é lançado hoje na Livraria Cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.