São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Samba-Enredo" de João Almino é lançado hoje na Livraria Cultura

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

O escritor e diplomata João Almino, 43, lança hoje em São Paulo "Samba–Enredo" (editora Marco Zero), romance onde o Brasil contemporâneo é desdobrado em narrativa feita por um computador.
A partir das 18h30, na Cultura (av. Paulista, 2073), o autor autografará exemplares de seu sétimo livro, como já aconteceu anteontem na livraria Bookmaker (Gávea, zona sul do Rio).
No novo romance, Almino reencontra o espírito da "roqueira carnavalesca" Silvia, personagem de "Idéia para Onde Passar o Fim do Mundo", seu livro anterior.
Em busca do passado, o fantasma topa com o cérebro eletrônico. Como pano de fundo, está o Brasil fictício do presidente Paulo Antônio Fernandes, desaparecido misteriosamente.
"É uma alegoria do país, com elementos de sonho, pesadelo, história e mitos. A narrativa da máquina permite ainda questionamentos filosóficos e novas perspectivas de interpretação", diz Almino.
Considerado um dos autores mais brilhantes de sua geração, Almino foi muito prestigiado no lançamento do livro no Rio, que aconteceu em conjunto com "Caligrafia de Deus", de Márcio de Souza, da mesma editora.
Estiveram na livraria Bookmakers, entre outros Afonso Romano de Sant'Anna, Marcílio Marques Moreira, Autran Dourado, Silviano Santiago e Sebastião Uchôa Leite, só para citar alguns.
O escritor é o cônsul-geral do Brasil em São Francisco (EUA), onde também atua como professor visitante da Universidade da Califórnia, na área literária.

Texto Anterior: SBT vende 'Éramos Seis' para Portugal
Próximo Texto: Lobisomem aproxima o homem do mal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.