São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano muda de opinião e apóia projeto S. Francisco

EMANUEL NERI
ENVIADO ESPECIAL AO RIO DE JANEIRO

FHC muda opinião e apóia projeto S. Francisco
Fernando Henrique Cardoso mudou de opinião sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. "A obra é necessária", disse ontem. Antes, ele chamava o projeto de "criminoso".
A troca de posição de FHC sobre o projeto ocorreu depois de sua reunião anteontem com o presidente Itamar Franco. O projeto, orçado em R$ 2 bilhões, é considerado a principal obra do governo Itamar.
A transposição do São Francisco é um projeto polêmico.
Levará água para rios não-perenes de quatro Estados nordestinos –Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Sofre dura oposição do ex-governador baiano Antônio Carlos Magalhães, o ACM, aliado de FHC.
Inicialmente, FHC ficou ao lado de ACM. "A mim horroriza o número de projetos começados e não terminados", disse no dia 6.
A Folha havia revelado que o governo federal tem 23 obras de construção de açudes paralisadas ou em ritmo lento no Nordeste.
Necessitaria de R$ 512 milhões para concluí-las –pouco mais de um quarto do valor do projeto São Francisco.
Seis dias depois daquelas declarações, FHC mudou radicalmente sua posição sobre o projeto. Informou que conversou com Itamar. Segundo ele, foi iniciada a fase de estudos da obra.
O bloco que o apóia FHC está dividido. Além de Itamar, são favoráveis à obra o ministro do Planejamento, Beni Veras, que é do PSDB, e o presidente da Câmara, Inocêncio Oliviera.
Aliado de FHC e candidato ao Senado pelo PFL baiano, Antônio Carlos Magalhães é o principal adversário do projeto. "Esse projeto é um escândalo. Vai ser o primeiro pedido de CPI que assinarei ao chegar ao Senado", afirma ACM.

Texto Anterior: FHC quer manter Ricupero
Próximo Texto: Liminar pode impedir obras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.