São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas lidera com 52% em São Paulo

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB, Mário Covas, continua a liderar a disputa pelo governo de São Paulo com vantagem de mais de 40 pontos percentuais sobre seus adversários.
O tucano passou de 50% para 52% das intenções de voto na mais recente pesquisa Datafolha. Nenhum de seus adversários atingiu o patamar de 10%.
Barros Munhoz (PMDB) aparece depois de Covas com 8% da preferência dos eleitores.
Em seguida estão José Dirceu (PT) e Francisco Rossi (PDT), que receberam 7% das intenções de voto. Luiz Antônio de Medeiros (PP) passou de 5% para 6%.
Os cinco candidatos estão tecnicamente empatados, já que a pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais.
Eduardo Antonio Resstom (PSC) conseguiu 1% da preferência dos eleitores.
O Datafolha ouviu 2.522 eleitores, em 112 municípios paulistas, nos dias 8 e 9 de agosto.
Espontânea
A pesquisa indicou aumento de 10% para 19% da intenção de voto espontânea em Covas. Neste tipo de sondagem, o pesquisador não apresenta ao entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos.
Desde o início da disputa eleitoral, as pesquisas indicavam grande distância entre a intenção de voto estimulada (com cartão) em Covas e a espontânea.
Na opinião de adversários, o baixo índice na pesquisa espontânea indicaria a fragilidade da candidatura Covas, que não estaria consolidada entre os eleitores.
O quadro mudou no levantamento mais recente. Enquanto Covas subiu nove pontos, seus opositores mantiveram índices semelhantes aos da pesquisa anterior.
Munhoz permaneceu em 3% e, Rossi, em 2%. José Dirceu foi de 3% para 4% na pesquisa espontânea e, Medeiros, de 1% para 2%.
O número de indecisos neste tipo de sondagem caiu de 67% para 59%. Na pesquisa estimulada, o índice de indecisos é de 8%.
Medeiros lidera a rejeição entre os candidatos: 30% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum.
Em seguida, com 26%, está Ciro Tiziani Moura (PRN), que não atingiu 1% na pesquisa sobre intenção de voto.
José Dirceu tem 25% de rejeição. Munhoz e Rossi empatam em 24%, enquanto Resstom atinge 22%. Covas tem a menor rejeição, com 12%.
O tucano alcança o mesmo índice (52%) entre homens e mulheres e melhora sua performance entre os eleitores de maior escolaridade.
O desempenho de Covas também é o mesmo na área metropolitana e no interior. Nas duas regiões, o candidato obtém o mesmo índice, 52%.
Munhoz tem sua melhor performance no interior: 11% contra 6% na região metropolitana.
A pesquisa Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entrevistados. A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antônio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi.

Texto Anterior: Record baixa tom da crítica a partidos
Próximo Texto: Alencar mantém a liderança no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.