São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar mantém a liderança no Rio

PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO

Líder em todas as faixas de renda e escolaridade, o candidato ao governo do Estado do Rio pelo PSDB, Marcello Alencar, mantém 13 pontos percentuais de frente em relação ao segundo colocado, Anthony Garotinho (PDT), conforme pesquisa Datafolha realizada nos dias 8 e 9 de agosto.
Alencar conquista 32% da intenção de voto, um ponto a mais do que na última pesquisa (de 26 de julho). Garotinho também oscilou um ponto positivo, atingindo 19%.
O candidato do PT, Jorge Bittar, consolida uma tendência de queda com 13%, um ponto a menos do que na pesquisa passada, mas a terceira redução de intenção de voto consecutiva desde junho.
Na quarta colocação, aparece Newton Cruz (PSD), com 8%, seguido de Milton Gonçalves (PMDB) com 6%.
A surpresa da pesquisa é que, entre eleitores de formação universitária, o general da reserva Newton Cruz chega ao segundo lugar com 22% das intenções, apenas quatro pontos menos do que Alencar.
A única derrota de Marcello Alencar é na pesquisa espontânea (quando não são apresentados ao eleitor o nome dos candidatos) no interior do Estado. Neste caso, Garotinho bate o candidato tucano por 17% a 11%.
Na pesquisa estimulada no interior Alencar volta à frente, com 28% contra 27%. Em relação à pesquisa estimulada passada, Alencar registrou crescimento de quatro pontos no interior.
Na capital, o tucano lidera com índice maior (36%) do que a soma das taxas de Garotinho (15%) e Bittar (15%).
Garotinho leva vantagem sobre Alencar na taxa de rejeição do eleitorado, importante para medir o potencial de crescimento futuro do candidato. Garotinho tem 19%, quatro pontos a menos do que Alencar.
Bittar e Newton Cruz lideram as taxas de rejeição com 26% dos eleitores afirmando que não votariam neles de nenhuma forma.
No casamento com a eleição presidencial, 47% dos eleitores de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) votam em Alencar.
É a melhor taxa na dobradinha entre candidato a governador e a presidente de um mesmo partido.
Entre os eleitores de Brizola, 39% votam em Garotinho e apenas 29% dos que escolhem Lula optam também por Jorge Bittar.
Alencar obtém taxas altas ainda entre os eleitores de Brizola (28% deles afirmam votar no candidato tucano) e Lula (24%).

Texto Anterior: Covas lidera com 52% em São Paulo
Próximo Texto: Covas intensificará comícios e passeatas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.