São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco conta com menu de doadores

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O banco de sêmen mais antigo dos Estados Unidos, o Idant Laboratories, já engravidou 18 mil mulheres e tem cardápios completos com 21 diferentes formas de identificação dos doadores.
Na maioria dos casos, é possível saber a religião, profissão e principais hobbies do doador, além de características físicas como altura, peso e cor dos olhos e cabelos.
O Idant foi criado em 1971 e funciona no Empire State Building, em Manhattan.
O preço de uma inseminação, com esperma saído de um temperatura de 178 graus Celsius negativos, varia entre US$ 100 e US$ 500 e demora menos de 15 minutos se tudo correr bem.
O banco de sêmen recruta os doadores em 130 escolas e universidades de Nova York e Nova Jersey. Apenas 20% do total de potenciais doadores são aprovados na bateria de testes do laboratório.
Os testes incluem 39 exames de sangue (dois para Aids), fertilidade e histórico médico.
Todos os doadores aceitos são identificados por um código e colocados em um menu, que deve ser consultado pelas pessoas interessadas na inseminação.
Nesse cardápio, os doadores estão divididos em sete categorias/etnias (caucasianos, afro-americanos, hispânicos, indianos, árabes, asiáticos e 100% norte-americanos). Em cada um desses grupos, os espermas são divididos pelo tipo de sangue dos doadores.
Além dessas divisões, há informações como altura, cor dos olhos, cabelos e grau de escolaridade de cada um dos doadores.
"Recomendamos aos pacientes que sempre façam duas ou três escolhas a mais entre as opções, pois não podemos garantir que o sêmen escolhido estará sempre disponível", diz Xavier M. Sanchez, administrador do banco de sêmen do laboratório.
O Idant tem o maior banco de espermas dos Estados Unidos e exporta sêmen para vários países do mundo, inclusive para o Brasil.

Texto Anterior: Brasileiro fatura com doações em Londres
Próximo Texto: 'É duro imaginar que o sêmen não é seu'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.