São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filha diz que ex-capitão é um "parente distante"

DOS ENVIADOS ESPECIAIS

Erramos: 26/08/94

Mulher que aparece na foto foi identificada incorretamente como Olímpia Araújo, ex-mulher do ex-capitão da PM Benedito de Oliveira, que está sendo procurado pela polícia por ser suspeito de pertencer ao grupo Sendero Luminoso. Quem aparece na foto é a mãe de Benedito, Benedita de Oliveira,77. A família
Filha diz que ex-capitão é um"parente distante"
O ex-capitão Benedito de Oliveira é o quinto filho de José Telmo de Oliveira, 77, e Benedita Cândida de Oliveira, 77. O casal teve sete filhos. Benedito nasceu em 22 de julho de 1947, em Lídice, um distrito de Rio Claro (RJ).
Com cerca de 5.000 habitantes, o distrito está encravado no meio de um vale na serra da Bocaina. Lídice fica no caminho de Barra Mansa para Angra dos Reis.
Sua família era pobre e Benedito ajudava os pais trabalhando na roça. "Ele tinha medo de andar a cavalo", lembra a mãe.
Benedito estudou até a 5ª série do primário em Lídice e concluiu o 1º Grau em Rio Claro. Na época, caçava passarinhos na serra.
Ao completar 18 anos, fez o serviço militar em Resende (RJ). Um amigo da família, que era policial militar em São Paulo, o convenceu a entrar na PM paulista.
Benedito engajou-se nas fileiras da PM no dia 31 de agosto de 1970. Em 22 de agosto de 1976, Oliveira foi promovido a oficial.
Em 5 de setembro de 1977 entrou no Comando de Operações Especiais da PM (COE).
Além dele, dois outros irmãos tentaram entrar na Polícia Militar de São Paulo, mas não conseguiram. "Ele foi o único que estudou. Passava horas e horas lendo", disse sua irmã, Maria do Carmo, 40.
Apesar disso, sua média de avaliações na Academia de Polícia era de 6,8 pontos.
Sua família ainda mora em Lídice. Foi nessa cidade que Benedito conheceu em 68 sua ex-mulher, Olímpia Soares de Araújo, 40.
O capitão namorou Olímpia por oito anos e, após um noivado de um ano, os dois casaram na igreja matriz de Lídice.
"Logo, ele já tinha a casa dele e levou a Olímpia para São Paulo", disse a mãe do ex-capitão.
Benedito construiu sua casa no Jardim Joamar (zona norte de São Paulo). Com Olímpia, teve dois filhos –um homem, Guaraci, 14, e uma mulher, Michele, 16.
O casal se separou em 82. Benedito foi morar na casa do capitão José Roberto Carvalho. Fazia quase dois anos que não via os filhos e Olímpia quando foi preso, em 90.
A mãe tentou esconder a notícia dos filhos, mas quando eles souberam decidiram não visitar o pai na prisão. "Para mim, ele é um parente distante", disse Michele.
Na época da prisão, Benedito estava dormindo no quartel. "Ele era fanático pela polícia. Espero que nunca mais apareça. Quero paz", disse a ex-mulher.

Texto Anterior: Grupo já matou 30 mil pessoas
Próximo Texto: Menina morreu com cinco tiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.