São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira geração vai votar para presidente

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira geração de filhos de bancos de esperma já frequenta cursinho e votará nas próximas eleições. Para alguns, o presente para o "velho" não dependerá mais de mesada.
O primeiro banco de sêmen do país é do médico Milton Nakamura e foi aberto em 1975. Seu filho mais velho já completou 16 anos.
O médico Roger Abdelmassih, que montou seu banco há 18 anos, estima que tenha 400 crianças nascidas com sêmen de doador.
Sabe-se mais sobre os pais-doadores que sobre os pais-receptores. Os doadores são recrutados entre universitários e pessoal da área de saúde. Cada banco mantem uma "frota" de 30 a 80 doadores.
Resolução do Conselho Federal de Medicina proíbe o pagamento de sêmen. A maioria das clínicas oferece ajuda de custo que pode variar de R$ 20,00 a R$ 200,00 por doação.
O Albert Einstein, que inaugurou seu banco no ano passado, tem cem doadores e quer mais.
"Precisamos de um grande número de voluntários", diz Vera Feher Brand, coordenadora do banco do Einstein.
A clínica do médico Nilson Donadio adotou uma prática francesa: casais tratados na clínica trazem dois outros casais que poderão doar esperma e óvulos.
Donadio só aceita doadores casados. Nakamura só trabalha com solteiros. Outros bancos, como o de Abdelmassif, o Albert Einstein e as clínicas Fertility e Profert, aceitam solteiros e casados.
Depois de selecionados e submetidos a exames, os voluntários doam amostras de sêmen que serão congeladas. Os exames são repetidos seis meses depois, e só então o sêmen é liberado.
Os doadores não são identificados nem informados sobre a utilização ou não do seu sêmen. Em São Paulo, embora os bancos não sejam controlados, eles limitam a cinco o número de filhos para cada doador. Essa restrição diminuiria os riscos futuros de casamento entre filhos de um mesmo doador.
É o casal, com a ajuda do médico, que escolhe o doador. Alguns bancos também fornecem sêmen para mulheres solteiras que querem ter filhos sozinhas.
Os bancos informam sobre a cor dos olhos e do cabelo, estatura e o peso do doador.

Texto Anterior: Código Penal moderno faz falta ao Brasil
Próximo Texto: Tecnologia deve eliminar doador de sêmen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.