São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
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Onde o consumidor pode buscar ajuda

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o produto veio com defeito, a entrega atrasou, houve alta abusiva de preço ou o contrato tem cláusulas abusivas, o ideal é tentar primeiro resolver o problema com a outra parte (lojas, bancos etc.).
Mas, se não houver acordo, você pode recorrer a um dos muitos órgãos, públicos e privados, que defendem direitos do consumidor.
Conheça alguns deles, cujos telefones estão no quadro ao lado.
Promotoria de Justiça do Consumidor - deve ser procurada quando houver interesses difusos ou coletivos, com várias vítimas.
Decon (Departamento Estadual de Polícia do Consumidor) - atende os casos "de polícia", como o ágio no preço de carros.
Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento) - atende consultas e denúncias sobre abastecimento e cumprimento de legislação. Por exemplo, mercadoria exposta sem o preço.
Visa (Vigilância Sanitária de Alimentos) - é onde você deve reclamar sobre a qualidade de produtos vendidos em feiras livres.
Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) - atende denúncias sobre peso e medida diferentes dos que constam na embalagem.
Plantão DSV - aceita reclamações sobre táxis, como cobrança indevida ou recusa de passageiros.
Receita Federal - o plantão fiscal orienta e recebe reclamações sobre impostos.
Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) - só atende associados (anuidade de R$ 20). Trata de qualquer problema decorrente de relação de consumo, como aluguel, escola, poupança etc.
Banco Central - orienta e recebe reclamações sobre o mercado financeiro, como operações bancárias, tarifas e consórcios.
Susep (Superintendência de Seguros Privados) - é o órgão a ser procurado se o problema for relacionado com seguro.
Adecon (Associação de Defesa do Consorciado) - fornece orientação e assessoria a consorciados.
Associação Intermunicipal de Pais e Alunos - é quem você deve procurar se o problema for com escolas particulares.
CRM (Conselho Regional de Medicina) - aceita denúncias sobre qualidade de atendimento (não sobre preço) de planos de saúde, hospitais, serviços médicos etc.
Casa própria - A Central de Atendimento aos Moradores e Mutuários do Estado de São Paulo atende reclamações sobre SFH.

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