São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
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Acusações à Benetton geram crise na F-1

REUTER DO ENVIADO A BUDAPESTE

Flavio Briatore, diretor da Benetton, tem tudo para levar o título de vilão do ano da F-1.
Sua equipe está envolvida em uma série de escândalos, o último deles o caso da adulteração do sistema de reabastecimento.
Quem está promovendo esta verdadeira "caça às bruxas" é Max Mosley, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Mas, mesmo sendo a Benetton a grande bruxa, as outras equipes começam a ficar incomodadas com o inglês.
A reunião da Foca (Associação dos Construtores da F-1) na sexta- feira foi um sinal claro do descompasso do grupo com a FIA. Exigiram da entidade uma atitude imediata em relação ao caso Benetton.
A equipe foi convocada a se explicar na reunião do Conselho Mundial da FIA em 19 de outubro. Até lá, terão sido disputadas quatro provas, sem contar a de hoje.
Os construtores querem que a reunião seja realizada o mais rápido possível, já que, na hipótese mais radical, a Benetton seria suspensa do Mundial nesta temporada e na próxima.
Segundo a FIA, a retirada do filtro do equipamento de reabastecimento da Benetton causou o incêndio no carro de Jos Verstappen, no GP da Alemanha.
Mosley divulgou o relatório da Intertechnique, empresa francesa que fornece os equipamentos de reabastecimento para a F- 1.
Nele, a retirada do filtro foi descrita como algo irregular e fora dos padrões de segurança. A Benetton ganharia cerca de três segundos durante o pit-stop.
No GP anterior, Mosley divulgara outro relatório, de uma empresa inglesa perita em decodificar sistemas de computadores.
Mais uma vez a Benetton foi execrada. Teria a bordo de seu carros computadores capazes de promover controle de tração e largada automática, que são proibidos.
Atenuantes, porém, fizeram com a que a equipe não fosse punida, apenas multada.
Com o tardio encontro do Conselho Mundial e o adiamento do julgamento do recurso de Schumacher, punido por não respeitar uma bandeira preta em Silverstone, a história ganha outro tom.
Mosley estaria mais interessado em uma vingança pessoal contra Briatore, do que em punir a Benetton por suas irregularidades.
Motivos não faltam: Briatore quis parecer o líder da greve de pilotos e construtores no GP da Espanha, no final de maio.
O problema é que, com tantas evidências, os construtores estão cobrando uma definição da FIA. Para a entidade, tirar a Benetton do campeonato significa um desastre financeiro.

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