São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco de dados reúne ofertas

ROBERTA JOCHEVELICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Até o final do ano, o setor imobiliário poderá se utilizar de um banco de dados, com ofertas de imóveis em todas as regiões do país.
A iniciativa é da Bolsa de Oferta de Imóvel, empresa do setor imobiliário ligada à informática e comunicação, sediada em Campinas (99 km a noroeste de São Paulo).
Há cerca de oito meses, a empresa desenvolve o programa em parceria com a IBM.
"Nosso objetivo é promover o intercâmbio comercial entre as imobiliárias, em nível nacional", afirma Fawaz Adel Khezam, 43, sócio da Bolsa.
Segundo ele, há um mercado de 125 mil usuários em potencial do programa, formado por imobiliárias e corretores autônomos, além de construtoras e entidades da construção civil e do ramo imobiliário.
Para conectar o sistema, os interessados terão que se credenciar na Bolsa e pagar uma taxa de adesão (o valor ainda não foi definido).
O banco de dados será acionado por computador, via modem (aparelho que conecta o telefone ao computador).
As próprias imobiliárias vão registrar seus produtos na central de dados e também os retirar depois que forem comercializados.
O programa terá um sistema de controle para detectar ofertas repetidas.
Pelo uso do banco de dados, o usuário terá que pagar uma taxa mensal referente ao total de minutos conectados.
Visando evitar problemas entre os usuários do serviço, a Bolsa criou uma regra de funcionamento antes mesmo do serviço entrar em operação.
A imobiliária que concretizar uma venda terá direito a 60% de comissão, enquanto que a empresa que introduziu a oferta no banco de dados receberá 40% da gratificação.(RJ)

ONDE ENCONTRAR
Bolsa de Oferta de Imóvel - tel. (0192) 55-7665.

Texto Anterior: Negócios na feira superam expectativas
Próximo Texto: Mutuário inadimplente perde imóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.