São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é Sebastião Salgado

ANA ESTELA DE SOUSA PINTO
DA REDAÇÃO

O mais importante fotógrafo documental do mundo é formado em economia e começou a fotografar na década de 70, quando viajava pela África a serviço da Organização Internacional do Café.
Trabalhou nas agências Sygma e Gamma em Paris (onde vive há 20 anos) e desde 79 é um dos sócios da Magnum, a agência fundada por Henri Cartier-Bresson em 47.
Salgado encara o trabalho como uma forma de militância. Seu tema principal é a exploração das populações do Terceiro Mundo e ele acredita que suas fotos podem mobilizar as pessoas.
Além do prêmio Eugene Smith de foto humanista (82), recebeu também o Kodak em 84, o Oscar Barnack em 85, o Rei da Espanha em 88 e o World Press de jornalismo (o equivalente europeu ao americano prêmio Pulitzer).
Sua contribuição às causas humanitárias não se limita a fotografar. Ele doa trabalhos e o dinheiro dos prêmios a organizações como a Médicos Sem Fronteiras, com quem trabalha no caso de Ruanda.
Salgado só fotografa em preto e branco e é um dos mestres nessa técnica. Para ele, a fotografia em preto e branco concentra a emoção e permite que a imagem seja interpretada pelo que ela é.(AESP)

Texto Anterior: Equador dá asilo para informante iraniano; Anúncio de atentado alarma os argentinos; ONU prepara ultimato ao governo haitiano; Tumulto em igreja mata 150 no Congo; Sérvios atacam posto de armas da ONU; Israel nega contatos de paz com Iraque; Premiê japonês critica ministro sobre guerra; Acordo EUA-Coréia é bem recebido na Ásia; Bossi faz as pazes após criticar Berlusconi
Próximo Texto: Região do Zaire tem 800 mil refugiados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.