São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o projeto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O projeto de transposição do São Francisco prevê o bombeamento das águas do rio para a construção de 220 km de canais de irrigação em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O projeto inicial, abandonado pelo presidente Itamar Franco, envolvia recursos equivalentes ao custo de construção da usina nuclear de Angra 1, no Rio.
A idéia era aproveitar o curso natural de rios temporários no Nordeste, o que possibilitaria, segundo o Ministério da Integração Regional, fazer até 2.400 km de canais permanentes.
Itamar deu sinal verde para projeto de US$ 600 milhões, dos quais US$ 280 milhões seriam gastos este ano.
Com isso, foram abandonadas as construções das barragens de Castanhã (CE) e Carmo (RN).
O plano da Integração Regional é construir em Cabrobó, na divisa de Pernambuco com Bahia, a primeira estação elevatória do projeto, bombeando 70 metros cúbicos de água por segundo.
Esse volume, mediante a construção de canais, será distribuído da seguinte forma: 15 metros cúbicos por segundo para Pernambuco, 25 metros cúbicos para o Ceará, 15 metros cúbicos por segundo para o Rio Grande do Norte e mais 15 metros cúbicos por segundo para a Paraíba.

Texto Anterior: Megaobra de Itamar pode não sair do papel
Próximo Texto: Reajuste para civil é de até 16,5%; militar terá 11,3%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.