São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero inicia campanha e pede que consumidor exija nota fiscal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, fez um pronunciamento ontem em rede nacional de rádio e TV e iniciou a campanha pela exigência da nota fiscal. Para ele, isto é "uma questão de justiça".
"A nota fiscal obriga o comerciante a recolher o imposto já pago por você. Do contrário, você contribui apenas para que o comerciante aumente ainda mais sua margem de lucro", disse.
O governo já dispõe de uma lei que permite multar o comerciante em até 300% sobre o valor da nota fiscal não emitida na momento da venda para o consumidor.
Para Ricupero, a nota dá a garantia de recolhimento dos impostos embutidos nos preços, a certeza de que o consumidor poderá reclamar após a compra e ainda serve como "memória de preços".
O ministro afirmou que os governos estaduais também devem se enganjar na campanha pela exigência da nota, pois terão recursos indispensáveis para gastos com educação, limpeza, saúde, transporte, segurança e saneamento.
Ainda no pronunciamento, Ricupero afirmou que vai se reunir com os governadores para negociar a diminuição dos impostos da cesta básica e dos remédios.
Ele disse que está convidando diretoras de associações de donas de casa, de consumidores e de aposentados para promover ações conjuntas com o governo para boicotar abusos.
Segundo ele, o governo está concluindo uma negociação para reduzir os aumentos praticados pelas empresas de tickets.

LEIA MAIS
sobre nota fiscal na pág. 2-1

Texto Anterior: Reajuste para civil é de até 16,5%; militar terá 11,3%
Próximo Texto: Previdência poderá perder R$ 2,4 bilhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.