São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fabricante da Stolichnaya fale

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A crise econômica russa e a concorrência estrangeira abateram temporariamente um dos símbolos mais conhecidos do país no exterior: a vodca Stolichnaya, fabricada pela Kristall, empresa cuja falência foi tornada pública ontem.
A Kristall, que fabrica outras 20 marcas de vodca, tinha dívidas equivalentes a US$ 3 milhões. Os funcionários da empresa estão apelando aos cidadãos e ao governo russo para que salvem a fábrica. O Estado é proprietário de 51% das ações e pretende reestruturar a companhia.
Em fevereiro passado, quando as vendas e a produção caíram, a Kristall deu férias coletivas a 600 funcionários, sem pagar os salários.
Os operários protestaram junto ao governo contra os altos impostos que recaem sobre o produto. O governo resolveu então reduzí-los de 90% para 80%.
A medida não trouxe resultados. As vodcas importadas ganharam mais prestígio junto aos consumidores que as nacionais e são mais baratas porque não pagam menos impostos.
A Kristall vende meia garrafa da Stolichnaya por US$ 1,50.

Texto Anterior: Chacal era 'arma de aluguel'
Próximo Texto: França vai processar o Chacal por mais crimes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.