São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
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Para 63%, tucano tem melhor atuação na TV

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa do Datafolha constatou que 63% dos eleitores consideram ótimo ou bom o desempenho de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no horário eleitoral na TV.
A pesquisa foi realizada de 16 a 18 deste mês. No levantamento anterior, feito uma semana antes, a aprovação de FHC na propaganda de TV era de 56%.
Ao contrário de FHC, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, registrou uma pequena queda no seu desempenho na TV.
Para 42%, Lula está sendo ótimo ou bom. Na pesquisa anterior, seu percentual era de 44%.
Os eleitores tendem a ser generosos na avaliação dos candidatos no horário eleitoral. As taxas de aprovação são sempre melhores do que as de intenção de voto.
Candidatos com avaliação sofrível na intenção de voto do eleitora conseguem se dar bem na TV. É o caso de Enéas Carneiro (Prona).
Embora tenha apenas 4% das intenções de voto, para 25% Enéas apresenta um desempenho ótimo ou bom quando aparece na TV para dizer o que pensa e recitar seu nome no final.
Essa pesquisa do Datafolha é útil para se analisar a simpatia dos eleitores. Por exemplo, 50% dos eleitores de Orestes Quércia (PMDB) consideram FHC bom ou ótimo na TV.
Para avaliar Lula em frente às câmeras de TV, os eleitores quercistas são mais severos. Apenas 32% o consideram bom ou ótimo –18 pontos percentuais abaixo da aprovação que dão a FHC.
O Datafolha também pesquisou a audiência da propaganda eleitoral gratuita. Depois de 15 dias no ar, 54% dos eleitores dizem estar assistindo os comerciais.
A audiência dos programas aumenta conforme o nível escolar. Enquanto 50% dos eleitores com primeiro grau assistem a propaganda, o percentual sobe para 60% entre os de nível superior.
(FR)

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