São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família culpa 'espírito de índio'

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Sem uma explicação convincente sobre o que levou Jenuário Xavier, o Lula, a recusar roupas, os parentes acreditam que ele esteja possuído pelo espírito de um índio.
O índio que teria possuído Lula foi identificado, há 20 anos, por uma mãe-de-santo que já morreu.
Quando seu pai ainda estava vivo, conta o irmão Antônio Xavier, a mãe-de-santo foi até a fazenda e teria descoberto o "encosto". Lula trata o assunto com ironia.
"Os macumbeiros estão certos, bobos são os que vão atrás deles", afirmou Lula, segundo relato do irmão. Dos sete irmãos, Antonio é o que mais tem relação com Lula.
Há outra versão para a nudez de Lula. Segundo seu primo José Xavier, Lula pegou aversão a roupas depois que, aos três anos, foi forçado a tomar banho em um açude e sua roupa se perdeu.
"Depois disso, cada vez que colocavam roupa no Lula, ele subia em uma árvore e rasgava tudo o que vestia", afirmou Zito.
Lula não admite ser fotografado. Isso atrapalhou o fotógrafo Antônio Gaudério, que não pôde colher sua imagem na fazenda.
A solução foi contratar um dos primos para guiar o fotógrafo na caatinga.
Assim, Gaudério pôde, a cerca de 100 metros de distância, ver Lula trabalhar e voltar para casa com um saco de milho na cabeça e espingarda na mão.(AC)

Texto Anterior: Professora acha vizinho bonito
Próximo Texto: 'Ele está no limite da ficção'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.