São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mecânico adaptou ferramenta

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TUCURUÍ

Mecânico adaptou ferramente
Juarez Cristiano Gomes, 60, é o nome do desconhecido mecânico paraense que, em 1986, inventou a motosserra hidráulica com capacidade para cortar madeira submersas a até 40 m de profundidade.
Gomes começou a pensar em uma maneira de aproveitar a madeira afogada depois de viajar pelo rio Tocantins para fazer a mudança de famílias da área do reservatório.
"Fiquei triste ao ver do barco aquele mundo de floresta embaixo do rio e decidi arranjar uma solução. Sou mecânico do interior que sempre dá jeito em tudo", disse.
Segundo ele, a motosserra é acionada por uma bomba e um motor de trator.
Ele está empenhado agora em aperfeiçoar o aparelho. Sem ajuda de nenhuma instituição científica, ele vai testar uma motosserra capaz de ser impulsionada pela pressão da água. "Em dois meses, estará pronta", disse ele.
A equipe de extração utiliza sete pessoas e três embarcações.
A principal é para o transporte dos equipamentos. Outra serve para guinchar a árvore e transportá-la às serrarias. A terceira funciona como dormitório e alojamento.
O proprietário de uma das quatro serrarias instaladas na beira do lago de Tucuruí, Osório Alves Filho, garante que a retirada de madeira submersa custa 60% menos do que o método tradicional, em terra firme.
(AG)

Texto Anterior: Motoserras derrubam floresta submersa
Próximo Texto: Pescadores invadiram ilhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.