São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pescadores invadiram ilhas

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA,EM TUCURUÍ

Pescadores e colonos da região do Tocantins invadiram pelo menos 110 das cerca de 800 ilhas formadas, em 1984, nos 243 mil hectares do reservatório da Hidrelétrica de Tucuruí (PA), a quarta maior do mundo e a segunda do país, depois de Itaipu (PR).
As 612 famílias que ocupam essas ilhas reivindicam a criação da décima reserva extrativista no Brasil e a primeira no Estado do Pará. Seria a reserva Taipava, que deve ser aprovada em 1995.
Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tucuruí, Nancival Barradas, o objetivo principal da reserva extrativista é preservar a floresta que restou nos pontos mais altos da área inundada.
"Eu virei índio", afirma o pescador Milton Rocha, 64, que há sete anos, cansado da vida em Tucuruí, montou casa de palha numa ilha, até hoje não batizada.
Para lá levou quatro filhos e cinco netos. Todos se alimentam de peixe. A melhor lembrança da civilização é um radinho de pilha que capta emissora de Tucuruí.
Três colônias de pescadores que atuam no lago de Tucuruí estimam que a produção de pescado atinja cerca de 500 toneladas por mês, com cerca de 3.000 pescadores, segundo a Colônia Z-32. O peixe mais abundante é o tucunaré.

Texto Anterior: Mecânico adaptou ferramenta
Próximo Texto: 'Madeira ainda está nova'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.