São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas pagam mais

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

Empresas que antes da entrada do real costumavam tomar recursos arcando apenas com a variação do CDI, sem juro adicional, estão perdendo privilégios e agora têm de pagar mais pelo dinheiro.
Os bancos estão cobrando taxas entre 0,2% a 1% além da oscilação do interbancário. Também reduziram os juros pagos pela aplicação em CDB-CDI. Estas mesmas empresas conseguiam, antes do real, ganhos entre 99,8% e 99,9% do CDI. Hoje a remuneração varia de 97,7% a 99,5%, ou seja, aumentaram o spread médio de 0,12% para 0,54% depois do real.
Os bancos reduziram a taxa paga na operação CDB-CDI para compensar a perda com a queda da inflação e dos juros. O vendor é uma alternativa de fuga à elevação do spread, uma transação entre o fornecedor e o comprador, com o banco servindo de intermediador.
A garantia dada pelo vendedor reduz o risco e, assim, o custo do empréstimo. Em média, os juros do vendor oscilam entre 60% e 69%, enquanto o giro está entre 65% e 79% ao ano.

Texto Anterior: BC sustenta taxa de juros de bom tamanho
Próximo Texto: Consumidor pode se defender na Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.