São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÕES COLETIVAS CUSTAM MAIS BARATO

Custo é dividido entre todos os participantes
INTERESSES DIFUSOS
Ocorrem quando um problema atinge pessoas distintas, unidas apenas por ele. É o caso, por exemplo, de uma fábrica que esteja poluindo o ar de uma cidade. Como todos os habitantes são atingidos, sem distinção, cabe uma ação coletiva contra a empresa.
INTERESSES COLETIVOS
Se referem a um grupo de pessoas, ligadas por uma mesma relação jurídica. Por exemplo, a associação de pais e alunos pode entrar com ação coletiva contra uma escola que aumente de forma abusiva o valor das mensalidades.
INTERESSES INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS
São problemas individuais, porém gerados por uma causa comum. Seria o caso, por exemplo, de um remédio com fórmula errada, que prejudicasse 500 pessoas. Cabe uma ação coletiva dos prejudicados contra o laboratório.
QUEM PODE ENTRAR
Podem entrar com ações coletivas o Ministério Público, a União, os Estados, os municípios, as entidades e órgãos da administração pública que se destinem à defesa do consumidor e as associações civis, com no mínimo um ano de existência, que tenham no estatuto a defesa do consumidor.

Texto Anterior: Consumidor pode se defender na Justiça
Próximo Texto: Peça uma cópia da apólice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.