São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça uma cópia da apólice

Se ao alugar um carro, você paga também pelo "seguro completo", acreditando que com isso está garantido, cuidado.
Muitas locadoras sequer fazem o seguro, embora cobrem –e caro– por isso. E quando fazem, a apólice possui inúmeras limitações, que não aparecem no contrato de locação.
Segundo Antonio Penteado Mendonça, consultor de seguros, isso ocorre porque o seguro custaria muito caro para a locadora e o número de sinistros não compensa a despesa.
"Geralmente, elas aplicam o dinheiro no mercado financeiro e depois bancam as despesas com recursos próprios", diz Mendonça.
Além disso, as franquias são muito elevadas (30% do valor do carro). Como 90% do custo de acidentes com veículos alugados ficam nessa faixa de valor, quem paga o conserto geralmente é o locatário, afirma o consultor.
As principais limitações das apólices de seguro oferecidas pelas locadoras de veículos são:
1) não há cobertura se quem estiver dirigindo o carro não for o locatário. Ou seja, se o marido aluga um carro e há uma batida quando a mulher estiver na direção, o seguro não cobre o conserto;
2) só há cobertura para roubo ou perda total se o veículo estiver em uma "rua urbana" ou estrada. Se o sinistro ocorrer em uma praia ou favela, por exemplo, o sinistro fica por conta do locatário;
3) algumas locadoras incluem na apólice a exigência de que o carro esteja guardado em garagem ou estacionamento. Se for roubado estacionado na rua, por exemplo, também não há cobertura;
4) há ainda a cobrança de lucros cessantes. O locatário deve pagar diárias pelo período no qual o carro estiver sendo consertado.
Por tudo isso, é importante que, ao alugar um veículo, você peça para ver a cópia da apólice de seguro. Se a empresa vai mostrá-la, segundo Mendonça, "são outros quinhentos".

Texto Anterior: AÇÕES COLETIVAS CUSTAM MAIS BARATO
Próximo Texto: Como funcionam os Jepecs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.