São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usou vitamina C contra o câncer

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O cientista Linus Carl Pauling não se limitou ao lado mais fundamental da disciplina química. Também partiu para o estudo químico dos seres vivos.
Em seus estudos bioquímicos, Pauling e colegas descreveram a estrutura de várias proteínas, as substâncias estruturais básicas dos seres vivos.
O seu prestígio entre cientistas sempre foi alto, já que suas colaborações sobre a estrutura da ligação química foram pioneiras.
Já não houve o mesmo consenso quando ele começou a defender a vitamina C como a cura do resfriado e como prevenção de doenças variadas, até mesmo câncer.
Ele afirmou ter tomado, durante vários anos, doses diárias da vitamina até 60 vezes superiores às doses diárias recomendadas.
Chegou a dizer que, se não fosse pela vitamina, seu câncer teria surgido muito antes.
O primeiro livro da série sobre a vitamina foi }A Vitamina C e o Resfriado Comum, de 1971.
Outro livro mais recente da série foi }Como Viver Mais e se Sentir Melhor, de 1986.
Pauling virou até nome de instituto, voltado para suas pesquisas vitamínicas, o Instituto Linus Pauling de Ciência e Medicina, de Palo Alto, Califórnia.
Mas ainda há fortes resistências entre os cientistas quanto às afirmações dele sobre a vitamina C, que soam mais como um dogma do que como ciência.
Pauling se formou no Oregon State College e em seguida iniciou a carreira científica no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), um dos centros de pesquisa mais importantes do planeta.
Ele fez seu doutorado no Caltech em 1925. Depois continuou a carreira na Europa, onde entrou em contato com o primeiro time da física, gente como Niels Bohr e Erwin Schoedinger.
(RBN)
Com agências internacionais.

Texto Anterior: Rússia tropeça rumo a capitalismo incipiente
Próximo Texto: México faz hoje sua eleição mais limpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.