São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atores resgatam memória do teatro brasileiro

DANIELA ROCHA
DA REDAÇÃO

Atores resgatam memória do teatro brasileiro
Os dois primeiros volumes de um documento que se propõe a resgatar a memória do teatro brasileiro estão sendo lançados na Bienal: "Bastidores", de Simon Khoury (ed. Leviatã). A coleção reúne cerca de 150 entrevistas com atores, atrizes e comediantes que estão divididas em 30 volumes ilustrados com várias fotos inéditas e de arquivo pessoal.
O projeto surgiu em 1972, quando Khoury tinha um programa na rádio Jornal do Brasil e resolveu levar ao ar entrevistas "bate-papo" com atores e atrizes para mostrar um pouco dos bastidores dos espetáculos e da vida de grandes artistas brasileiros.
"Gravei todas as conversas e fiz em média quatro entrevistas com cada um deles para esta coleção", afirma Khoury.
Segundo ele, a abordagem das entrevistas é mais informal do que polêmica. "Não gosto de entrevistas convencionais, e foi com conversas mais soltas que consegui histórias inéditas da vida dos artistas, o que não deixa de ser polêmico."
O primeiro volume reúne os nomes Tônia Carrero, Henriqueta Brieba, Cláudio Correa e Castro e Paulo Gracindo.
"Existem trechos engraçados, emocionantes com todos eles". Com Tônia Carrero, a conversa inclui a confissão de que ela gostaria de ter sido cantora e reproduz a atriz cantando um trecho de "Cabelos Brancos", de Herivelto Martins e Marino Pinto, que ela costumava cantarolar ao pintor Di Cavalcanti.
Além disso, comenta sua carreira na CTCA –Companhia Tônia-Celi-Autran, um marco do teatro brasileiro, que estreou com "Othelo", de Shakespeare, em 1956, e sua relação com atrizes e atores contemporâneos.
"Como falei com pessoas que trabalham no mesmo meio, existem muitas histórias que se cruzam e que foram exploradas nas entrevistas", explica Khoury.
O próximo passo é colocar em prática uma atualização das entrevistas a cada dois anos, que deve ser lançada também pela editora Leviatã como encarte. Segundo Khoury, o formato de "enciclopédia" da coleção "Bastidores" tem a intenção de atrair estudantes, intelectuais e a classe artística.

Lançamento: Bastidores
Autor: Simon Khoury
Preço: R$ 20,00 (o volume)
Estande: 230 da Bienal

Texto Anterior: 'A Causa Secreta' disseca o horror no Brasil
Próximo Texto: Projeto homérico é incompleto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.