São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo revela carga tributária elevada

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A elevada carga tributária que incide diretamente sobre o setor produtivo é uma das principais causas de os preços industriais do Brasil serem altos quando comparados com os de outros países.
A conclusão é da empresa de consultoria Arthur Andersen, em estudo realizado no ano passado e ampliado este mês.
Segundo Rubens Branco, sócio-diretor da consultoria, enquanto um veículo produzido no Brasil sai da fábrica com uma carga tributária de 33% a 35% embutida no preço, no Japão essa carga é de 10,7% e nos Estados Unidos ela não passa de 6,2%.
Para Branco, a inadequada distribuição da carga tributária acaba às vezes encobrindo a eficiência de determinados setores industriais do Brasil.
É o caso do setor de cervejas, que embora tenha custos de produção entre os mais baratos do mundo, isso acaba não aparecendo por conta de um custo tributário de 144% sobre a renda líquida.
Nos Estados Unidos o número é 63%. Na vizinha Argentina, 57%, e na Espanha cai para 24%.
O trabalho da Arthur Andersen mostra que no Brasil a alíquota (taxa percentual) básica de Imposto de Renda incidente sobre as empresas industriais é de 44%.
Ela é composta por 25% da alíquota normal, 10% de adicional e 9,09% de contribuição social sobre o lucro.

Texto Anterior: SÍNTESE
Próximo Texto: Custo dos portos encarece produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.