São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perigo nos EUA é 'fogo amigo'

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Um dos maiores problemas enfrentados por policiais disfarçados ("undercover") nos EUA é a ação, às vezes descontrolada, de outros policiais que os confundem com criminosos.
Na semana passada, dois policiais foram feridos a bala em uma ação dentro do metrô de Nova York por que um deles estava agindo disfarçado.
O policial, vestido com roupas civis e segurando um revólver, prendia um suspeito dentro de uma estação quando outro policial à paisana (e de folga) viu a cena e sacou sua arma.
Ao tentar identificar-se, o agente disfarçado foi atingido por quatro tiros. O autor dos disparos também acabou levando um tiro no braço, disparado por um terceiro policial (fardado) que também passava pelo local.
A situação, conhecida como "fogo amigo", já fez vítimas em pelo menos outras cinco ocasiões nos EUA.
Quase todas as vítimas eram policiais negros ou hispânicos disfarçados de traficantes em operações "undercover".
A polícia de Nova York tem até um filme em vídeo que ensina truques e técnicas para tentar prevenir o "fogo amigo" entre os policiais.

Texto Anterior: 'No dia D fiquei apavorado'
Próximo Texto: Policiais vivem inferno em filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.