São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda do redutor não tranquiliza Abecip

CARLOS ALBERTO SARDENBEREG
DA REPORTAGEM LOCAL

O rendimento de 2,64% das contas de poupança com aniversário no dia 1º de setembro foi medíocre, comparado com a rentabilidade do CDB e dos fundos.
A reação do poupador no mês de setembro, mesmo após a queda do redutor da TR de 1,4% para 1,2%, preocupa o presidente da Abecip, João Batista Gatti.
Ele teme saques mais acentuados na poupança a partir do mês que vem, quando vencem os cheques pré-datados, as faturas dos cartões de crédito e as prestações do crediário.
Para Gatti, se a renda salarial comprometida com esses pagamentos não for suficiente, a diferença precisará ser coberta com o dinheiro que está aplicado.
Se o IPCA-E de agosto ficar no mesmo patamar dos outros índices de inflação apurados no mesmo período (16 de julho a 15 de agosto), a variação da Ufir até 1º de setembro ficará em torno de 4%.
Com isso, a tributação do IR sobre os fundos –exceto os de ações e carteira livre– e CDB será nula. As rentabilidades médias projetadas pela Anbid para os fundos de renda fixa DI (3,87%), commodities (3,72%) e de curto prazo (3,13%) serão líquidas, bem acima da poupança.
Os investimentos em ações devem fechar agosto novamente na liderança do ranking de rentabilidade do mercado financeiro, repetindo um desempenho semelhante ao do primeiro mês do real.
Até sexta-feira passada, o Índice Bovespa acumulava uma alta de 24,11% no mês, que equivale ao rendimento de 6 meses do CDB prefixado.
O dólar paralelo, com uma desvalorização de 2,15% até sexta-feira passada, não tem a mínima chance de decolar no curto prazo.

Texto Anterior: Poupança perde R$ 360,5 mi em agosto
Próximo Texto: Saques não assustam BC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.