São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional deve ser seletivo e destacar funções relevantes

DA REPORTAGEM LOCAL

A concepção de um bom currículo não deve estar fundamentada na descrição de uma extensa lista de atividades. O candidato precisa ser seletivo e privilegiar experiências mais representativas para sua carreira profissional.
Caso contrário, o selecionador pode não perceber a importância de certas funções exercidas, que ficam diluídas em meio a outras nem sempre relevantes.
Essa falha está presente no currículo da psicóloga Claudia de Moura Ribeiro, 27. No item "Palestras, cursos, seminários e estágios" a candidata elenca as experiências pelas quais passou desde 1984.
"Não se pode dar um tratamento monocromático a tudo", avalia Simon Franco, 55, presidente da Simon Franco Recursos Humanos.
Dessa forma, segundo ele, o estágio que Claudia fez na Divisão de Recursos Humanos do City of Chicago Department of Police, em 1990, por exemplo, pode passar despercebido.
Outra sugestão do consultor para proporcionar uma leitura mais agradável do currículo da candidata é torná-lo menos "poluído" visualmente.
"A moldura do quesito 'Objetivo', por exemplo, poderia ser eliminada", pondera Franco.
"O currículo de Claudia convida a uma resposta do selecionador. Ela progrediu muito ao longo de seis anos. Demonstra ambição", afirma ele.

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Empresa pode mudar 'visual' do funcionário?
Próximo Texto: CANDIDATA DEVE EXPLICITAR CONHECIMENTO DE IDIOMAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.