São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como se faz a hipnose?

Vicente P. Teixeira Jr., 13, estudante, Uberaba (MG)Joel Priori Maia, presidente da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo, responde:
"A hipnose é um procedimento de terapia que usa a palavra, pronunciada de forma débil, rítmica, monótona e persistente, para levar o paciente a um estado de transe próximo ao sono".
"Não é preciso usar pêndulos ou objetos para hipnotizar alguém. O essencial é a palavra".
"Uma vez hipnotizado, o paciente pode usar as próprias forças para sua cura –normalmente a imaginação ativada pela sugestão hipnótica".
"Em psicoterapia, o método serve para levar o paciente a resolver seus problemas com maior clareza. Mas também há aplicações clínicas em que a hipnose reduz a dor e diminui a necessidade de anestésicos".
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Astrônomos estudam fotos da colisão do cometa
Próximo Texto: Computador imita cérebro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.