São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
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Aluguel lidera reclamações

DA REPORTAGEM LOCAL

Habitação e convênio médico lideraram as consultas de consumidores junto ao Procon, órgão de defesa consumidor do governo do Estado de São Paulo, em agosto, o segundo mês do Plano Real.
No item habitação, as dúvidas mais frequentes foram sobre o cálculo da conversão do aluguel. Outra dúvida é se as prestações se mantêm fixas por um ano, no caso da compra de imóveis.
O reajuste das mensalidades dos convênios médicos ainda gera muita preocupação entre os consumidores, informa Regina Bucco, chefe do atendimento do Procon.
No mês passado, alguns convênios médicos chegaram a reajustar em até 40% a mensalidades de julho, diz ela.
Junto com aluguel, essa foi a reclamação mais comum dos consumidores também em julho. No primeiro mês do real, o Procon atendeu 31.870 consumidores.
Os números de agosto ainda não estão fechados. A perspectiva é de que o nível de atendimento tenha se mantido.
"Deve crescer o atendimento sobre compra de produtos em setembro", prevê Regina. Com o aumento do consumo em agosto, as reclamações devem chegar ao Procon daqui para frente. O Procon recomenda aos consumidores que examinem o produto antes de efetuar a compra.
Na época da inflação alta, quando o consumo era menor, o maior volume de atendimento se concentrava no segmento de serviços, explica a técnica. De agora em diante, esse mix do atendimento deve mudar, prevê.
Já o atendimento sobre o cáculo dos aluguéis deve diminuir em setembro. Motivo: muitos proprietários estão pedindo a desocupação do imóvel ou fazendo acordos.

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