São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC convida Osiris para integrar eventual governo

Ex-secretário da Receita cita Karl Marx ao revelar convite

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

\<PW:Erramos,6.65625,0.947917\>Erramos: 02/09/94

O nome do livro de Karl Marx citado nesta reportagem, é "O 18 Brumário de Luís Bonaparte" e não "O 18 Brumário de Napoleão Bonaparte", como foi publicado.
O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, convidou o ex-secretário da Receita Federal Osiris Lopes Filho a integrar seu eventual governo.
Foi o próprio Osiris quem anunciou o convite após reunião com o tucano. "Ele me autorizou a dar esta informação", disse o ex-secretário.
A Folha apurou que, se FHC for eleito, Osiris será o ministro-chefe da SAF (Secretaria da Administração Federal).
Osiris deixou o governo Itamar Franco em julho, após a bagagem da seleção brasileira ter sido liberada sem o pagamento das taxas de alfândega.
Osiris deixou claro que sua intenção não é, em caso de vitória do tucano, voltar a comandar a Receita.
"A história só se repete como farsa", disse Osiris, citando uma frase do economista Karl Marx, do livro o "O 18 Brumário de Napoleão Bonaparte". Marx é considerado o pai do chamado socialismo científico.
Apesar de não reivindicar o cargo, Osiris defendeu na reunião com FHC que a Secretaria da Receita Federal passe a ser vinculada diretamente à Presidêncis da República.
Atualmente, a secretaria é subordinada ao Ministério da Fazenda.
Segundo o relato de Osiris, FHC achou a idéia "interessante". O candidato afirmou ainda que não vai aumentar impostos nem criar novos tributos caso vença a eleição.
Osiris disse que a principal meta do tucano será o combate à sonegação: "Você não deve aumentar os tributos de quem já paga e, sim, incorporar aqueles que sonegam".
Para o ex-secretário, o fato de estar assessorando o prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT), não o impede de dar seu apoio a FHC.
Osiris é também colunista da Folha, onde assina a seção "Diagnóstico e Receita", que sai publicada aos domingos, no caderno Finanças.

Texto Anterior: Itamar com enjôo
Próximo Texto: Roriz convoca servidores para comício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.