São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bahia registra 15 casos este ano

SUZANA PEREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Já chega a 15 o número de linchamentos registrados pela Polícia este ano na Bahia. O recorde de casos ocorreu em 1993, quando foram linchadas 84 pessoas. Em 1992, foram 54 as vítimas de linchamento.
A maioria dos casos ocorre nos bairros de periferia da capital, onde há falta de policiamento.
O linchamento mais recente aconteceu no bairro do Alto do Cabrito, onde um grupo de moradores matou o doente mental José Valmir da Silva, 33, acusado de ter estuprado uma jovem.
Silva ainda foi resgatado com vida por policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar, mas morreu no último dia 24 no Hospital Geral do Estado.
Um dos casos mais impressionantes deste ano aconteceu no oeste do Estado. Um grupo de 200 moradores de Riacho de Santana viajou 75 quilômetros para retirar um preso da cadeia de Caetité e linchá-lo em praça pública.
O grupo matou Antonio Carlos da Conceição, 26, para se vingar da morte do caminhoneiro Leonino Marques, assassinado por Conceição horas antes.

Texto Anterior: USP estuda linchamentos
Próximo Texto: Polícia identifica revólver usado em assassinato de dono de editora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.