São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA devem enviar dinheiro

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, vai interromper suas férias para discutir amanhã com o vice-premiê da Irlanda, Dick Spring, uma possível ajuda financeira norte-americana aos irlandeses.
Clinton telefonou ontem a John Major, primeiro-ministro do Reino Unido, e a Albert Reynolds, primeiro-ministro da Irlanda, para cumprimentá-los pelo cessar-fogo na Irlanda do Norte.
Reynolds disse que Clinton havia prometido um pacote de auxílio da ordem de centenas de milhões de dólares.
A porta-voz da Casa Branca, Dee Dee Myers, negou que qualquer compromisso já tenha sido assumido.
A reunião de Clinton com Spring será na ilha de Martha's Vineyard, Massachusetts (Costa Leste dos EUA), onde o presidente descansa há seis dias.
Clinton tenta aparecer diante da importante comunidade irlandesa-americana como um dos responsáveis pelo cessar-fogo na Irlanda do Norte.
A ajuda do governo dos EUA ao da Irlanda deverá ser da ordem de US$ 250 milhões.
Além disso, descendentes de irlandeses nos EUA começam a se organizar para enviarem contribuições individuais para o país de seus ancestrais.

Texto Anterior: Conflito se iniciou com colonização no século 17
Próximo Texto: Leia íntegra do texto do IRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.